quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tema para Julho: Intolerância/ Preconceito

Em nosso primeiro Cine-UJAB provincial, o tema sugerido foi Intolerância/Preconceito. Para o debate deste tema, foram propostos duas escolhas de filmes para servirem de estímulo para a discussão. São eles:

O Menino do Pijama Listrado: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

Crash - No Limite: Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

Após ver um destes filmes, buscaremos responder às seguintes questões:
1 - Que situações de intolerância/preconceito que o grupo conhece, já vivenciou ou presenciou?
2 - Quais ações podemos tomar para superar a intolerância na qual estamos envolvidos?

Ajude-nos a pensar e discutir, nas comunidades, dioceses, e aqui no Blog Cine-UJAB também! Dê sua opinião a respeito dos filmes, das perguntas, das respostas uns dos outros por meio dos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário